spa
é também um signo duplo. Muitas pessoas não percebem que o nome do signo não é "peixe", e sim a sua versão plural, o que já revela por si só uma ambigüidade. Um peixe se dirige para a busca da consciência, enquanto que o outro deseja afundar ainda mais no oceano indiferenciado da inconsciência e do torpor. Isso mostra porque ao mesmo tempo em que Peixes é um dos signos mais sábios do Zodíaco, é também o mais afeito a auto-ilusões.

O elemento de Peixes é a Água, e sua função é o sentimento, que neste signo se manifesta de forma mais ampla e impessoal. O sentimento pisciano é dirigido antes para a humanidade do que necessariamente para apenas um ser em específico. Faz parte da alma pisciana esta profunda necessidade de ajudar os outros, e sua vida realmente só tem sentido quando encontra uma forma de atuar como um canal de auxílio para aqueles que sofrem.

A maior capacidade de Peixes está em seu dom de resolver as coisas por intermédio de uma certeira intuição. Também possui grande empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, não julgando este outro, mas sentindo o que ele sente em profundidade. O nível mais elevado de Peixes é o do "guia inspirado", que orienta e ajuda as pessoas, conseguindo realmente resolver problemas sérios. Alguns manifestam evidentes qualidades artísticas, e mesmo aqueles que não trabalham com isso podem - e devem - buscar alguma forma de satisfação pela arte, ainda que apenas como um hobby.

Todavia, como sempre, há também o lado negativo a ser trabalhado, que neste décimo-segundo signo diz respeito a uma tendência a se perder no novelo emaranhado dos problemas e das emoções alheias. Peixes precisa aprender a dizer "não" e a saber quando o fluxo de doação precisa cessar ou, pelo menos, dar um tempo. Quando não aprendem a dar limites aos outros, os piscianos costumam entrar numa freqüência que não é nada legal, a freqüência da "vítima", do "pobre de mim, fui usado". É preciso também tomar cuidado com uma tendência a fugir da realidade, por achá-la chata e cansativa. Este escapismo pode se manifestar como uma fixação por uma vida irreal, em filmes e livros, ou mesmo em coisas mais graves, como o uso abusivo de álcool e drogas, ou mesmo a tendência a negar a própria vida para viver a de outrem.

Maior qualidade - compaixão, capacidade de ajudar os outros, sensibilidade Defeitos a serem trabalhados - negação da própria vida em prol de algo ou de alguém, auto-ilusão, dificuldade para encarar a realidade. Planeta regente - Júpiter e Netuno Cor - azul esverdeado Frase chave - "Eu imagino, logo existo"